Com certeza os seus pais ou avós já te falaram alguma vez sobre os benefícios da arnica, não é verdade? Afinal, essa planta medicinal sempre foi a queridinha dos mais antigos na hora de cuidar das inflamações e dores musculares.
No entanto, o seu uso não se restringe ao passado! A arnica continua sendo amplamente utilizada devido às suas inúmeras propriedades medicinais, inclusive em cosméticos naturais.
Por isso, se você quer conhecer mais sobre os benefícios da arnica e aprender a utilizá-la, continue conosco!
Veja também:
Clean Beauty e os Cosméticos Naturais: Vale a Pena Investir?
Óleo Essencial para Alergia: Como Evitar Esse Desconforto de Forma Natural
O que é a arnica?
A arnica é uma planta medicinal muito conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias. A sua capacidade fitoterápica se deve ao fato de estarem presentes na planta compostos fenólicos e flavonoides.
Saiba ainda que existem mais de 30 espécies de arnica pertencentes à família Asteraceae. No entanto, as mais conhecidas e utilizadas são a Arnica montana e a Arnica chamissonis.
Vale dizer que são utilizadas as flores, as folhas e as raízes da arnica para a elaboração dos remédios e dos produtos fitoterápicos.
Benefícios da arnica e suas propriedades medicinais
Os benefícios da arnica são inúmeros! Isso se deve às suas propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antimicrobianas, antioxidantes, antissépticas, anti-histamínicas, anticoagulantes e cicatrizantes.
Nesse sentido, a arnica pode ser utilizada:
- No tratamento de contusões, dores musculares e nas articulações
- Para a cicatrização de feridas
- Para a redução de inchaços e hematomas
- No tratamento de varizes e hemorroidas
- Na diminuição de dores de dente e na gengiva
- No tratamento de furúnculos
- Na prevenção de hemorragias
Como a arnica pode ser usada?
As formas mais comuns de utilizar a arnica são por meio de pomadas, gel, tinturas e óleo. Assim, é possível aplicá-los na região que se deseja tratar.
Além dessas, o chá também é uma forma muito usual da arnica. No entanto, vale dizer que ele deve ser usado como compressa e não por via oral. Isso, porque essa planta é tóxica e, assim, pode provocar efeitos colaterais graves.
A única situação na qual é possível fazer o uso da arnica via oral é por meio de medicações homeopáticas, que são altamente diluídas. Ou seja, nunca ingira a arnica pura ou como chá!
Além disso, vale dizer também que a arnica não deve ser utilizada na pele com feridas abertas ou que estejam sangrando.
Quais cosméticos naturais podem ser produzidos com a arnica?
Além das pomadas, óleos, tinturas e géis, a arnica pode ser utilizada na produção de alguns cosméticos naturais, como é o caso de shampoos, condicionadores e sabonetes.
É isso mesmo! Saiba que para os cabelos, a arnica ajuda a prevenir as quedas e a caspa devido à sua ação anti-inflamatória.
Já no caso da pele, a arnica atua acalmando e renovando as células, além de prevenir doenças inflamatórias, como é o caso das espinhas. Isso, porque um sabonete que possui em sua composição essa planta é fungicida, antibacteriano e antisséptico.
Agora que você conhece os benefícios da arnica e sabe como essa planta medicinal pode ser utilizada, aproveite o momento para conhecer o Curso de Cosméticos Naturais, da Saboaria Artesanal Lucrativa. Nele, você aprenderá a fazer vários produtos saudáveis para uso próprio e para vender para os seus clientes.
Não se esqueça também de deixar um comentário logo abaixo contando-nos o que você achou deste conteúdo e com dicas para os próximos artigos.
Veja também:
Óleo Essencial de Alecrim: Utilidades, Benefícios e Receitas
Sabonete de Enxofre para Espinhas – Aprenda Como Fazer