Se há um desejo comum entre as mulheres é o de ter cabelos bem nutridos e saudáveis, não é verdade? Para isso, a umectação capilar pode ser uma aliada gigante, sobretudo para os cabelos que já tendem a ser mais secos.
Por isso, se você é uma pessoa que gosta de estar com as madeixas sempre bem tratadas e, de preferência, com produtos naturais, está no lugar certo!
Aqui, vamos trazer todas as informações sobre a umectação capilar, benefícios e a forma certa de realizá-la. Continue conosco para descobrir como cuidar da sua beleza naturalmente!
Veja também:
Benefícios do Condicionador em Barra para os Cabelos
Como Fazer Co-Wash? Guia Completo Sobre a Técnica
O que é umectação capilar?
A umectação capilar é um procedimento no qual são utilizados óleos vegetais para nutrir, fortalecer e reparar cabelos danificados. Com ela, é possível devolver a oleosidade dos fios que muitas vezes é perdida, após alguns procedimentos químicos.
No entanto, independentemente de química ou não, esse tratamento é muito utilizado por mulheres que possuem cabelos cacheados e crespos, uma vez que elas tendem a ter os fios mais ressecados.
Além disso, muitas pessoas incluem a umectação em seu cronograma capilar, na etapa de nutrição. Isso, porque o tratamento pode dar mais vida para os cabelos, acabar com as pontas duplas, reduzir o frizz e deixar os fios mais saudáveis e fortes.
Quais são os seus benefícios?
A umectação capilar apresenta inúmeros benefícios, a começar pelo fato de ser um procedimento totalmente natural e livre de produtos que possam agredir os seus fios. Afinal, são utilizados apenas óleos vegetais.
Mas, além disso, a técnica apresenta muitas outras vantagens para quem decide investir nela, como:
- Cabelos mais saudáveis, macios, brilhantes e sem frizz
- Crescimento mais acelerado
- Combate ao ressecamento e a porosidade
- Fortalecimento dos fios
- Redução da quebra
- Reposição de nutrientes
Vale dizer que não são apenas os cabelos cacheados e crespos que podem se beneficiar com essa técnica. Os lisos também!
No entanto, é preciso tomar uma certa precaução com relação a frequência do uso de óleos vegetais nos cabelos lisos. Isso, porque esses fios já costumam ter certa oleosidade e o uso constante de óleos vegetais pode deixar o cabelo ainda mais oleoso.
Como realizar a umectação capilar?
Depois de descobrir tantos benefícios, é claro que você quer aprender como fazer a umectação capilar, não é verdade?
Por isso, é preciso saber desde já que existem várias formas de umectar as madeixas. Vamos te ensinar como fazê-la de três diferentes modos. Veja só!
Umectação comum
Na umectação comum, o processo é bem rápido. Basicamente, você precisará aplicar o óleo vegetal escolhido em cada uma das mechas do seu cabelo. Nesse ponto, é importante enluvar todo o comprimento e massagear o couro cabeludo.
Assim, deixe agir por aproximadamente duas horas. Em seguida, passe um condicionador e deixe-o no cabelo por 30 minutinhos. Em seguida, é só enxaguar.
Há quem goste de lavar os cabelos com shampoo, após a umectação, uma vez que sente o cabelo com o aspecto ensebado. Caso você seja uma dessas pessoas e prefira lavar normalmente o cabelo, apenas tome cuidado para não usar muito shampoo. Afinal, o seu excesso pode retirar os nutrientes do óleo vegetal.
Umectação noturna
Já na umectação noturna, o óleo vegetal ficará por muito mais tempo no seu cabelo. Afinal, você o aplicará antes de dormir e só retirará na manhã seguinte. Essa é uma forma prática para quem não tem tempo de cuidar dos cabelos durante o dia.
Vale dizer que o processo de aplicação é idêntico ao da umectação comum. Mas, lembre-se de colocar uma touca de cetim no cabelo para não sujar o travesseiro e para evitar o frizz.
Umectação com máscara de hidratação
Por fim, você pode fazer a umectação capilar utilizando uma máscara de hidratação para potencializar os resultados. Para isso, misture um pouco do óleo com a máscara e:
- Lave os cabelos com um pré-shampoo. Aplique apenas no couro cabeludo.
- Retire o excesso de água dos fios.
- Aplique a máscara misturada com o óleo em todo o cabelo, enluvando as mechas.
- Deixe a mistura agir por 30 minutos.
- Agora basta enxaguar e pronto!
Tipos de óleos utilizados na umectação
Achou que íamos esquecer desse importante tópico? É claro que antes de começar a sua umectação capilar, você precisa saber quais óleos podem ser utilizados para esse tratamento. Por isso, listamos os mais usados:
- Óleo de rícino: ideal para cabelos quebradiços ou com caspa.
- Óleo de coco: ideal para cabelos danificados.
- Óleo de argan: ideal para cabelos com queda.
- Óleo de manga: ideal para cabelos cacheados e crespos.
- Óleo de abacate: ideal para cabelos ressecados.
- Óleo de oliva: ideal para cabelos quimicamente tratados.
Esperamos que este conteúdo sobre umectação capilar tenha esclarecido muitas dúvidas sobre o tema e que possa te ajudar a fazer tratamentos naturais incríveis no seu cabelo.
Conte-nos o que você achou nos comentários abaixo e aproveite para conhecer o Curso de Cosméticos Naturais, da Saboaria Artesanal Lucrativa.
Com certeza você aprenderá a fazer muitos produtos que poderão ser utilizados por você mesma ou comercializados para muitos clientes!
Veja também:
10 Óleos Essenciais para Cabelo Perfeitos para Sua Rotina de Cuidados
Shampoo Bomba Caseiro Natural: Receitas e Benefícios para os Cabelos
Um comentário em “Guia Completo de Como Fazer Umectação Capilar com Óleos Naturais”
Comentários estão encerrado.
Obrigado pelo ebook grátis.