Aprender como fazer a barba em casa, de uma forma saudável e com produtos naturais tem sido a aposta de muitos homens, principalmente em um momento no qual há um forte movimento masculino de cuidado com o corpo.
Sim, os homens têm se tornado cada vez mais vaidosos! E é justamente pensando nisso que nós preparamos este conteúdo com várias dicas sobre a rotina de cuidados com a barba e uma lista de produtos naturais para usar no rosto.
Portanto, continue a leitura e aprenda como fazer a barba em casa!
Veja também:
Manteiga de Karité: Conheça Todos os Benefícios desse Hidratante Natural
Sérum Hidratante Caseiro: 4 Receitas para Diferentes Tipos de Peles
Como fazer a barba sozinho?
Quer saber como deixar a barba saudável? Ou como ter os melhores cuidados com a barba crespa, por exemplo? Responderemos essas e outras dúvidas logo abaixo a partir de dicas imperdíveis!
1. Lave a barba com frequência
Primeiro, uma simples dica, mas que pode fazer toda a diferença nos cuidados com a barba é a lavagem frequente dessa. Afinal, ela acumula muitas sujeiras ao longo do dia.
Portanto, é importante sempre lavar a barba para mantê-la limpa ao longo do dia, por exemplo, ao acordar, após as refeições e antes de dormir. Para isso, utilize shampoos naturais próprios para barba.
2. Faça periodicamente uma boa esfoliação
Também é importante fazer uma esfoliação semanal na região da barba para evitar a foliculite, que é quando os pelos não conseguem apontar e criam-se bolinhas no rosto.
Assim, ao fazer a esfoliação, é possível remover as células mortas e permitir que os fios cresçam saudáveis e não se encravem. Isso, obviamente, melhora significativamente o aspecto do rosto.
3. Faça umectação na barba
Para manter a barba hidratada e com os pelos brilhantes e macios, uma boa ideia é realizar a umectação, isto é, aplicar óleos naturais.
Para isso, basta colocar algumas gotas na barba com um conta gotas e espalhar pelos fios. Aqui, vale dizer que você não precisa realizar o enxágue, mas é preciso pentear bastante para espalhar a substância por toda a barba.
4. Faça a barba logo após o banho
Quando você for fazer efetivamente a barba, o ideal é realizar o procedimento imediatamente após o banho. Isso porque, o vapor da água morna ajuda a abrir os poros da pele, o que facilita a remoção dos fios e evita pelos encravados.
É claro que você também pode fazer a barba durante o banho. Acontece que, se você não tiver espelho dentro do box, o processo pode ser mais difícil.
5. Não se esqueça do pós-barba
Depois de fazer a barba, é muito importante que você utilize uma loção pós-barba ou creme hidratante para acalmar a pele.
Não pule essa etapa, pois, além de acalmar a pele, ela vai hidratá-la e evitar qualquer tipo de vermelhidão ou reação.
6. Modele a barba
Por último, modelar a barba é uma boa dica para quem quer deixá-la bonita por muito mais tempo. Para isso, você pode usar o secador no modo frio e, assim que a barba estiver seca, utilizar um balm modelador.
O ideal é que esse balm, além de propriedades modeladoras, seja hidratante para evitar ressecamento da barba.
Vale dizer que essa dica é ainda mais especial e útil para quem tem a barba crespa.
Produtos naturais para usar na barba
Agora que você sabe os cuidados que deve adotar com a sua barba, vale a pena conferir uma listinha de produtos naturais que podem garantir pelos mais saudáveis e sem o risco de alergia, como ocorre com os cosméticos industrializados. Veja só!
- Para umectar: invista em alguns óleos naturais para nutrir e hidratar a barba, como óleo de coco, de abacate, de oliva, entre outros.
- Para esfoliar: na hora de realizar a esfoliação e evitar a foliculite, você pode apostar em diferentes itens naturais, como aveia, pó de café e bicarbonato de sódio, por exemplo. Todos esfoliantes naturais.
- Para limpar: além do shampoo próprio para a barba, na hora de limpar e higienizar é interessante utilizar um tônico facial natural, que pode ser à base de vinagre de maçã ou cenoura, por exemplo.
Então, agora que você já sabe como fazer a barba com produtos naturais, está esperando o quê para iniciar a sua rotina de cuidados?
Conte-nos o que achou deste conteúdo nos comentários abaixo.
Veja também:
Guia Definitivo Sobre Óleo de Rosa Mosqueta: Como Usar, Benefícios e Receitas
Hidratação com Óleo de Coco: 4 Maneiras de Usar esse Ingrediente Poderoso na Pele