Nos últimos anos têm surgido diversas técnicas de lavagens que visam tratamentos livres dos componentes químicos presentes nas fórmulas de shampoos e condicionadores convencionais. E, o co-wash é uma delas!
Se você ainda não conhece essa técnica ou já ouviu falar, mas tem encontrado dificuldades em aplicá-la, então este conteúdo é para você!
Afinal, aqui, vamos te ensinar tudo sobre o co-wash e te mostrar como é simples aderir a esse procedimento de lavagem. Seus cabelos vão te agradecer! Por isso, boa leitura!
Veja também:
Como Fazer Shampoo Sólido: Receita Simples para Fazer em Casa
Óleos Vegetais para Cabelos Ressecados: Saiba Como Utilizá-los Corretamente
Basicamente, o co-wash é uma técnica de lavagem dos fios que não utiliza o shampoo, mas apenas o condicionador.
Como a maior parte dos shampoos possuem substâncias que podem agredir e ressecar o cabelo, como o sulfato, petrolato e silicones insolúveis, a técnica do co-wash vai na contramão dessa realidade ao utilizar apenas o condicionador para higienizar as madeixas.
Não há muitos segredos na hora de fazer o co-wash. Por isso, veja um passo a passo bem simples que separamos!
Quem resolve adotar a técnica do co-wash, pode realizá-la quantas vezes quiser durante a semana. Mas, o ideal é intercalar as lavagens co-wash com a técnica low poo, que usa shampoos livres de sulfato, parabeno e petrolato.
Isso, porque a lavagem apenas com condicionador não consegue limpar todas as substâncias do couro cabelo e do cabelo.
Assim, intercalando essas duas técnicas, você consegue cuidar muito bem do seu cabelo sem agredi-lo com impurezas presentes nos produtos tradicionais.
Na hora de fazer o co-wash, é preciso estar atento ao tipo de condicionar que você aplicará nas suas madeixas.
Nesse sentido, você deve utilizar condicionadores que não contenham derivados do petróleo (petrolatos, parafina líquida, óleos minerais e vaselina), silicones insolúveis e parabenos, pois essas substâncias ressecam o cabelo e deixem resíduos acumulados nos fios.
Do contrário, não justifica fazer essa técnica, uma vez que, ela é aplicada justamente para fugir da composição dos produtos tradicionais.
Portanto, na hora em que você decidir realizar o co-wash, adquira condicionadores liberados e livres dessas substâncias!
Muitas pessoas têm dúvidas sobre quais os tipos de cabelo podem receber a lavagem co-wash. No entanto, saiba que qualquer cabelo pode utilizar essa técnica, sobretudo os quimicamente tratados, cacheados, crespos, ressecados e com mechas e luzes.
Isso, porque esses tipos de cabelos são menos oleosos e, portanto, tendem a sofrer com o ressecamento promovido pelas substâncias presentes nos shampoos convencionais.
No entanto, vale dizer que, muito embora qualquer cabelo possa se beneficiar com o co-wash, as pessoas que possuem fios muito oleosos ou problemas no couro cabeludo, como seborreia, devem evitar a técnica.
Como já deu para perceber até aqui, a técnica do co-wash apresenta muitos benefícios para os cabelos que decidem adotá-la.
Por isso, para que você não tenha dúvidas sobre as vantagens de aderi-la, aqui vão alguns benefícios dela:
Portanto, se você seguir o passo a passo que ensinamos e utilizar os produtos corretos, você só tem a ganhar com a técnica do co-wash!
E, não se esqueça de nos contar o que você achou deste conteúdo nos comentários abaixo!
Veja também:
Shampoo Bomba Caseiro Natural: Receitas e Benefícios para os Cabelos
Como Tirar Caspa do Cabelo com 3 Receitas Naturais
Descubra métodos comprovados para eliminar o cheiro persistente de cigarro de suas roupas. Com estas…
Uma maneira criativa e econômica de transformar o visual de um ambiente é através da…
Você já se perguntou se é seguro jogar lenços umedecidos no vaso sanitário? Muitas pessoas…
Você já comprou um pote de vidro bonito, mas ficou frustrado ao tentar remover o…
Você já se deparou com aquela camada teimosa de gordura queimada grudada no fundo das…
A família é frequentemente vista como um porto seguro, um refúgio onde o amor e…