Os cosméticos naturais estão em alta e expandir a variedade das suas produções sempre é uma boa ideia. A princípio, a maceração é um método muito tranquilo de extração dos benefícios e propriedades das plantas.
Ma apesar de simples, ela pode ter inúmeros resultados. Perfeito para quem quer entrar no mundo dos cosméticos naturais, ou para quem quer gerar uma renda extra. De um jeitinho fácil, vamos ensinar nesse artigo como fazer óleo macerado.
Os óleos macerados são ótimos para o bem-estar. Nem tão concentrados como óleos essenciais, ainda assim são muito terapêuticos. Por isso, com certeza, vão agradar seus clientes e integrarão bem as suas vendas.
E sem dúvidas cuidar-se com algo natural é ainda mais gostoso.
Veja também:
Como Fazer Desodorante Vegano: 5 Receitas Naturais e Eficientes
Como Fazer Lip Balm Vegano para Hidratar Seus Lábios
O óleo vegetal já tem propriedades que beneficiam a pele. Hidratam, regeneram e, por isso, a maceração feita com ele é perfeita para os cosméticos naturais. É um processo sem complicações.
Em relação às ervas e flores que você for usar, cuidado com as frescas. A umidade pode mofar o óleo e gerar o crescimento de micróbios. Então tenha certeza de que elas estejam bem secas, garantindo mais vida útil para o produto.
Olha só, você vai precisar apenas de:
Só isso de material? Sim, só isso. Fazer também não exige muito.
Pode ser o fundo de um armário da cozinha ou até mesmo guarda-roupas. O importante é ser escuro. Deixe lá por volta de 15 dias. Diariamente, dê uma agitada no pote para ajudar na extração das propriedades das ervas.
Logo depois, No fim desse processo, seu produto já está pronto. Essa é a infusão a frio.
Você pode macerar com a ajuda do sol ou banho-maria também. No caso do sol, também agite diariamente. No banho-maria tenha cuidado, pois a temperatura alta demais pode comprometer o resultado.
Mas para conservação depois de prontos, dê preferência ao lugar escuro. De acordo com o aroma e a coloração você vai saber se o óleo ainda está bom.
Dê uma olhadinha nesse vídeo que explica de maneira rápida como fazer óleo macerado.
Mas antes de encher seu armário de potes, temos mais algumas dicas importantes.
Óleo vegetal faz a gente pensar em cozinha antes de mais nada. Mas nem todos que são usados na maceração costumam ser usados na culinária, do mesmo modo, nem todos usados na culinária servem para a maceração.
Os benefícios variam assim como os mais adequados para cada tipo de pele. Seja mais denso ou menos denso, para peles mais ou menos oleosas, é bom saber quais os mais recomendados.
Os óleos que combinam mais com a maceração:
As ervas complementam bem os óleos, mas existem as favoritas. Ao mesmo tempo que são tantas opções com propriedades e efeitos diferentes, que você terá uma variedade imensa de óleos macerados para vender.
Dentre as ervas mais usadas na maceração, vale mencionar:
Enfim, por aí vai. Essas são algumas sugestões para você começar, mas com certeza você irá descobrir outras ervas e combinações que darão ótimos resultados.
Viu como fazer óleo macerado é uma ótima ideia? Afinal, com pouquíssimo esforço, você pode fazer esse cosmético natural e gerar uma renda extra valiosa.
Teve alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários. Diga também o que você achou dessa ideia, suas ervas e combinações preferidas e compartilhe seus resultados!
Veja também:
Cosmetologia Natural: Guia Definitivamente Completo para Iniciantes
Como Fazer Shampoo de Babosa: 3 Receitas Naturais
Descubra métodos comprovados para eliminar o cheiro persistente de cigarro de suas roupas. Com estas…
Uma maneira criativa e econômica de transformar o visual de um ambiente é através da…
Você já se perguntou se é seguro jogar lenços umedecidos no vaso sanitário? Muitas pessoas…
Você já comprou um pote de vidro bonito, mas ficou frustrado ao tentar remover o…
Você já se deparou com aquela camada teimosa de gordura queimada grudada no fundo das…
A família é frequentemente vista como um porto seguro, um refúgio onde o amor e…