Se você gosta de produzir os seus próprios cosméticos, então com certeza sabe da necessidade de se utilizar conservantes naturais para manter a produção em ótimo estado por muito mais tempo.
Entretanto, nem sempre é fácil saber quais componentes naturais podem ser utilizados como conservantes e em quais situações eles são necessários, não é verdade?
Por isso preparamos este conteúdo que vai te indicar quais os conservantes naturais você deve utilizar em suas produções caseiras e quando eles são necessários. Confira!
Veja também
Para que Serve a Glicerina nos Cosméticos Naturais
Receita de Sabonete Esfoliante de Café: Passo a Passo Simples
Antes de mais nada, precisamos esclarecer quais são as funções de um conservante. Afinal, nem todo mundo sabe!
Bem, os conservantes, como o próprio nome sugere, são utilizados para conservar determinados produtos, principalmente aqueles à base de água. Isso porque eles são mais propícios ao desenvolvimento de micro-organismos, bactérias e fungos.
O uso dos conservantes, em contrapartida, prevenirá o surgimento e a multiplicação desenfreada desses indesejáveis organismos. Assim, será prolongada a vida útil dos produtos.
Agora que você já sabe a finalidade do conservante, precisa saber mais sobre os conservantes naturais.
Resta dizer, antes de mais nada, que os conservantes industrializados são totalmente diferentes dos naturais. Isso porque, devido aos seus componentes químicos, eles podem acarretar reações na pele. Os naturais, pelo contrário. Além de serem sustentáveis, não prejudicam a cútis.
Dito isso, você deve estar se perguntando, então, quando deve utilizar conservantes naturais na sua produção, não é mesmo? Como já dissemos, eles devem ser utilizados em produtos que levem água, como cremes, máscaras, shampoos, entre outros.
Nos que não levam água, como protetores labiais, manteigas corporais e pomadas, geralmente não são demandados conservantes, pois eles não são propensos à contaminação por micro-organismos.
Quando se trata dos sabonetes sólidos, esses produtos podem desenvolver fungos e bactérias, isso porque, mesmo não levando água, são produtos que entram em contato com as mãos molhadas.
Agora que você já sabe para o que serve e quando devem ser utilizados os conservantes naturais, é hora de descobrir os principais e mais usados!
É uma mistura de álcool benzil, ácido salicílico, glicerina e ácido sórbico. Possui proteção antimicrobiana e combate a proliferação de fungos e bactérias.
É preparado a partir de óleos essenciais de base vegetal. Possui a fragrância de baunilha ou amêndoas e previne o crescimento de bactérias.
É derivado do ácido sórbico, que é encontrado em frutas cítricas. Possui ação bactericida e fungicida.
Alguns óleos essenciais apresentam substâncias capazes de atuar como conservantes naturais. Isso porque podem possuir ações antifúngicas, antibacterianas e antioxidantes. Entretanto são utilizados apenas como complemento de conservação, pois sozinhos não são suficientes para conservar o cosmético.
Viu como é possível preservar os cosméticos que você produz em casa por muito mais tempo com os conservantes naturais?
Não se esqueça, no entanto, de utilizar apenas a quantidade recomendada nas receitas para não correr nenhum risco.
Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões e nos digas se já conheciam esses produtos e já utilizavam em suas receitas.
Veja também
Receita de Sabonete de Rosa Mosqueta Hidratante para o Rosto
Óleos Essenciais: Benefícios para Saúde no Inverno
Descubra métodos comprovados para eliminar o cheiro persistente de cigarro de suas roupas. Com estas…
Uma maneira criativa e econômica de transformar o visual de um ambiente é através da…
Você já se perguntou se é seguro jogar lenços umedecidos no vaso sanitário? Muitas pessoas…
Você já comprou um pote de vidro bonito, mas ficou frustrado ao tentar remover o…
Você já se deparou com aquela camada teimosa de gordura queimada grudada no fundo das…
A família é frequentemente vista como um porto seguro, um refúgio onde o amor e…