Os cosméticos naturais assim como os fabricados podem conter alguns ingredientes nocivos em vários níveis. Mas, como são comuns, quem fabrica pode até mesmo achar que são seguros. Para que você possa garantir a qualidade e a segurança de seus produtos, é que você deve conhecer a lista de ingredientes proibidos.
Confira!
Veja também:
Para que Serve a Glicerina nos Cosméticos Naturais
Cosméticos Naturais, Artesanais e Veganos: Qual é a Diferença entre Eles?
Você quer sempre que seus produtos agradem seus clientes ou você mesmo não é mesmo?
Então não deixe de sempre conferir os ingredientes que não podem estar em nenhum processo de fabricação dos seus cosméticos!
Em níveis baixos, o formaldeído vive naturalmente em organismos vivos como plantas e alimentos. No entanto, este ingrediente em cosméticos não é seguro pois ele é um gás cancerígeno encontrado em produtos sintéticos e conservantes.
O formaldeído é usado em esmaltes, xampus, desodorantes e produtos para os cabelos, como tinturas, relaxantes e alisantes. E a forma mais comum de entrada no corpo é por aplicação na pele ou inalação.
Leia os rótulos e evite materiais que contenham formaldeído:
Os parabenos matam bactérias, mas também podem ser cancerígenos e levar a problemas de fertilidade e deficiências congênitas.Eles estão presentes em sabonete líquido, produtos para o cabelo, produtos para a pele e protetor solar contêm parabenos.
Ingredientes que contém parabenos:
Ele pode causar distúrbios hormonais, problemas reprodutivos e diabetes, entre outras doenças.Esmaltes para unhas, spray para cabelo, batom e produtos para a pele contêm ftalatos, que tornam o produto mais flexível.
As etanolaminas (dietanolamina (DEA), a trietanolamina (TEA) e a monoetanolamina (MEA)) podem causar câncer , danos à pele, irritação e toxicidade.
Esses agentes espumantes ou emulsificantes fazem parte de uma família de compostos de amônia e são comuns em cosméticos, como maquiagem e tintura de cabelo.
Os metais pesados bloqueiam o suor e iluminam a pele. Quem usa, tem risco elevado de câncer, doenças autoimunes e problemas reprodutivos.
Eles estão presentes em desodorantes, brilho labial, sombra, esmalte de unha, hidratantes, corretivos e protetor solar.
Eles atuam como espessantes, condicionadores, emolientes e agentes de estilo em cosméticos.Esse polímero de silicone sintético que adiciona uma maciez generosa à pele.
Porém, podem bloquear os poros da pele e bloquear toxinas e podem causar acne.
Evite
Esses lubrificantes não refinados à base de petróleo podem conter contaminantes cancerígenos, além de bloquear os poros e causar irritação.
Silicones podem interferir nas funções hormonais e causar danos ao fígado. Nocivos a peixes e outros animais e plantas selvagens.Nos cosméticos são utilizados para deixar o cabelo e a pele mais macios.
Além desses grupos, existem mais alguns ingredientes que você deve evitar em seus cosméticos naturais:
No Blog Saboaria Artesanal você pode encontrar as melhores receitas para que você faça seus cosméticos com segurança. Confira nossos artigos!
O que achou de descobrir o que não deve estar em nenhum dos seus cosméticos naturais? Já conhecia e evitava algum deles? Compartilhe esse artigo e ajude a deixar a produção de cosméticos mais segura para todos.
Veja também:
Como Fazer Água Micelar em Casa de Maneira Fácil e Barata
Creme Caseiro para o Rosto: 2 Receitas Fáceis de Fazer
Descubra métodos comprovados para eliminar o cheiro persistente de cigarro de suas roupas. Com estas…
Uma maneira criativa e econômica de transformar o visual de um ambiente é através da…
Você já se perguntou se é seguro jogar lenços umedecidos no vaso sanitário? Muitas pessoas…
Você já comprou um pote de vidro bonito, mas ficou frustrado ao tentar remover o…
Você já se deparou com aquela camada teimosa de gordura queimada grudada no fundo das…
A família é frequentemente vista como um porto seguro, um refúgio onde o amor e…