O escalda-pés caseiro é uma ótima forma de relaxar o corpo e a mente e pôr fim às dores nos pés. É isso mesmo! Essa técnica milenar consegue alcançar diversos benefícios no corpo humano.
E o melhor de tudo é que você pode fazer o escalda-pés em casa mesmo, com produtos e ervas que você provavelmente já tem por aí.
Por isso, continue a leitura para descobrir mais sobre essa técnica tão benéfica e saudável para você implementar nos seus horários de descanso.
Veja também:
Óleos Essenciais: Benefícios para Saúde no Inverno
Como Fazer Sais de Banho: Aprenda 5 Receitas Fáceis
O que é escalda-pés caseiro?
O escalda-pés caseiro é uma técnica de relaxamento utilizada há milhares de anos por diversas civilizações. Nela, você realiza a imersão dos pés em uma água aquecida que leva outros componentes, como óleos essenciais, ervas, entre ouros.
Ou seja, é um ritual de autocuidado muito simples, que qualquer pessoa que quer obter relaxamento, equilíbrio do corpo e da mente e aliviar as dores pode fazer.
Quais são os benefícios do escalda-pés caseiro?
Para quem ainda tem dúvidas sobre fazer ou não um escalda-pés caseiro aqui vai uma boa explicação para investir na técnica.
Existem milhares de terminações nervosas nos pés que estão associadas a vários órgãos do corpo. Isso significa que quando você imerge os pés na água aquecida com produtos específicos, há uma pressão e um aquecimento dessas terminações.
Isso é refletido para todo o corpo, resultando em inúmeros benefícios, como:
- Alívio das dores
- Sensação de bem-estar
- Relaxamento e redução do estresse
- Redução do inchaço nas pernas
Ou seja, você pode fazer o escalda-pés para tratar desde o estresse e a insônia até dores nos pés e problemas de circulação.
Quais produtos e ervas devem ser utilizados?
Basicamente, o escalda-pés é feito com água aquecida associada a outros elementos, como: pétalas ou ervas, rodelas de limão ou laranja, óleos essenciais, sal grosso e bolinhas de gude (que são utilizadas como elementos de fricção para aliviar a tensão).
No entanto, para ter os resultados esperados com o escalda-pés caseiro, será necessário selecionar alguns elementos específicos para o que você quer tratar. Por isso, listamos alguns produtos e ervas e as suas respectivas finalidades:
- Sal grosso: auxilia a drenar o excesso de líquido no corpo e reduzir o inchaço
- Arruda: contribui para ativar a circulação
- Alecrim: reduz o estresse e ajuda no controle da ansiedade
- Cravo e canela: atuam como estimulantes
- Calêndula: possui ação antisséptica e antibacteriana
- Camomila, erva-cidreira, erva-doce, lavanda e melissa: possuem propriedades relaxantes e são bons aliados do sono
- Arnica: ajuda a diminuir a dor
- Menta, eucalipto e hortelã: tiram a sensação de peso das pernas
Essas ervas que citamos anteriormente também podem aparecer no seu escalda-pés na forma de óleo essencial. Eles são extremamente benéficos, uma vez que são concentrados e extraídos das plantas.
Além dos mencionados, você pode apostar em outros que possuem as propriedades que você precisa, como o de laranja, que ajuda a ativar a circulação sanguínea e relaxar, e o óleo essencial de gerânio e cipreste, que previnem a retenção de líquido e o inchaço.
Como fazer o escalda-pés caseiro?
Fazer o escalda-pés caseiro é bem simples. Primeiramente, você precisará de levar a água ao fogo e esperar que ela fique morna.
Imediatamente, vire a água na bacia e acrescente todos os ingredientes.
Coloque os pés dentro da bacia e fique entre 15 a 30 minutos.
Para tornar a experiência mais agradável, o ideal é que você escolha um ambiente tranquilo e com uma música calma.
Viu como é simples preparar o seu escalda-pés caseiro? Tente incluir esse procedimento na sua rotina para tornar os seus dias muito melhores e proveitosos.
Não se esqueça de deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários abaixo e continuar acompanhando o nosso blog para conferir dicas para levar uma vida mais leve e natural.
Veja também:
Aprenda Como Fazer Sais de Banho Relaxantes
Óleo Essencial de Alecrim: Utilidades, Benefícios e Receitas