Você já ouviu falar das técnicas No Poo e Low Poo? Elas são a grande sensação do momento e têm motivos de sobra para isso.
Basicamente, elas consistem na lavagem dos cabelos sem componentes agressivos, além, é claro, de deixar os fios mais saudáveis e bonitos. As crespas e as cacheadas que o digam!
Por isso, preparamos este guia definitivo sobre o No Poo e Low Poo. Eles podem ser perfeitos para quem gosta de utilizar cosméticos naturais e quer ter sempre o cabelo lindo, hidratado e sedoso. Se esse é o seu caso, continue conosco!
Veja também
Como Fazer Óleo de Alecrim Caseiro para Pele e Cabelo
5 Receitas de Hidratante Caseiro para Cabelo Potentes e Fáceis de Fazer
O que são as técnicas No Poo e Low Poo?
Embora muitas pessoas possam ter escutado falar dessas técnicas, poucas realmente sabem do que se tratam. Por isso, antes de mais nada, precisamos te explicar o que é o No Poo e Low Poo.
Pois bem, o No Poo e Low Poo são técnicas que consistem em métodos de lavagem do cabelo com pouco (Low Poo) ou nenhum shampoo (No Poo).
“E o por quê disso?”, é o que você deve estar se perguntando.
Bem, os shampoos tradicionais apresentam um componente chamado lauril éter sulfato de sódio. Ele age como um detergente, sendo, portanto, o responsável por fazer a limpeza do cabelo. Entretanto, ao realizar esse processo, ele retira a oleosidade dos fios.
Ou seja, o sulfato limpa e higieniza o cabelo, mas é altamente agressivo por tirar as barreiras de proteção e ressecarem as madeixas.
E é aí que entram as técnicas No Poo e Low Poo! Elas não usam esse sulfato agressivo, mas sim outros mais leves, além de agentes que fazem a limpeza do couro cabeludo sem retirar a boa oleosidade.
Como fazer No Poo e Low Poo e quais produtos utilizar?
Agora que você já sabe em que consiste e qual é o objetivo dessas técnicas, aprenda a realizá-las!
No Poo
Se você resolver utilizar a técnica No Poo, ou seja, sem nenhum shampoo, será necessário utilizar produtos sem surfactantes, silicones, parafina e qualquer outro derivado do petróleo.
Para isso, você pode usar o Coco-amidopropil Betaína, um excelente agente limpante. Ou, ainda, condicionadores ou cremes de limpeza que possuam agentes mais leves ou até mesmo aqueles com ingredientes naturais que tenham propriedades limpantes.
Outra possibilidade também é investir em bicarbonato de sódio, limão, chás ou argila para realizar a limpeza.
E não precisa ter medo do seu cabelo não ficar totalmente limpo. Como não serão utilizados componentes com silicone, que impregnam no fio, não haverá acúmulo de sujeira nas suas madeixas.
Para executar a lavagem:
1. Molhe os cabelos
2. Coloque na palma da mão um pouco do elemento que você escolheu para limpar o seu cabelo, como, por exemplo, o condicionador para limpeza e aplique na cabeça.
3. Massageie por alguns minutos o couro cabeludo com as pontas dos dedos.
4. Depois disso, enxague o cabelo até remover todo o produto.
Você pode aplicar uma máscara sem silicones e ceras ao final para hidratar e, depois, enxaguar.
Low Poo
A técnica do Low Poo, por sua vez, é um pouco mais flexível do que o No Poo. Por isso ela tolera o uso de alguns shampoos que tenham agentes de limpeza mais leves.
E não se assuste na hora em que utilizá-los, pois muitos deles não chegam a sequer fazer espuma, mas limpam bem os fios sem retirar a oleosidade natural.
Nesse sentido, na hora de adquirir produtos para fazer o seu Low Poo, você deve verificar se eles são livres de sulfatos, parabenos, ftalatos e petrolatos.
Para executar a lavagem:
1. Molhe os cabelos
2. Pegue uma quantidade do shampoo sem sulfato e, com os dedos, massageie o couro cabelo por alguns minutos.
Evite levar o shampoo no comprimento do cabelo e nas pontas. O momento do enxágue será suficiente para retirar a sujeira sem que os fios sejam agredidos.
3. Enxágue o cabelo.
4. Aplique o condicionar ou máscara liberada para Low Poo ou No Poo, deixe agir e depois enxágue.
Benefícios das técnicas do No Poo e Low Poo
Embora estejam sempre associadas aos cabelos crespos e cacheados, uma vez que esses são mais ressecados, essas técnicas também podem ser utilizadas pelos cabelos lisos e oleosos.
Isso porque o uso de shampoos tradicionais pode causar o efeito rebote nessas madeixas, deixando-as ainda mais oleosas. Portanto, essa é uma das principais vantagens do No Poo e Low Poo para cabelos oleosos.
Já nos cabelos ressecados, que serão os principais beneficiados com o processo, essas técnicas não deixarão que ele perca a pouca oleosidade existente. Isso fará com que ele ganhe mais saúde, vida, beleza e reduza o frizz. Lembrando que o tratamento deve ser complementado com óleos vegetais 100% puros.
Mas os benefícios ainda não acabaram! O No Poo e Low Poo são ótimos para quem pinta os cabelos, pois permite que o resultado dure por muito mais tempo. Isso porque o shampoo com sulfato remove mais rapidamente a tintura.
E então, viu como é fácil manter a saúde dos cabelos em dia com as técnicas No Poo e Low Poo? Seu cabelo com certeza será muito grato com esse tratamento especial.
Conte nos comentários se você já conhecia essa técnica e se tem alguma duvida ou sugestão!
Veja também
Shampoo Bomba Caseiro Natural: Receitas e Benefícios para os Cabelos
Como Tirar Caspa do Cabelo com 3 Receitas Naturais
2 comentários sobre “No Poo e Low Poo: Guia Completo para Quem Gosta de Cosméticos Naturais”
Comentários estão encerrado.
Olá, tenho cabelos crespos e grisalhos. Minha grande questão é quando o cabelo seca. Como manter o cabelo seco sem que fique ressecado, e com os cachos mais definidos? Com a técnica no poo, como seria a finalização?
bom dia eu não conhecia esta técnica gostei e vou fazer obrigada