A Rosa Mosqueta é uma planta silvestre cultivada no Chile e que é utilizada na indústria cosmética há décadas. Com a popularização e o aumento do uso da cosmetologia natural, o óleo de Rosa Mosqueta também está sendo utilizado em sua forma natural ou em receitas que conseguem extrair o melhor da planta.
Esse óleo possui muitos benefícios, o mais conhecido é o poder de evitar e atenuar as temidas estrias, quelóides, cicatrizes e rugas e linhas de expressão na pele. Mas não para por aí. Se você quer conhecer mais benefícios e como utilizar o óleo de Rosa Mosqueta ao seu favor, leia o guia que preparamos para você!
Veja também
Geleia Real e Própolis no Cuidado da Pele: 4 Receitas Fáceis e Poderosas
Receita de Sabonete de Rosa Mosqueta Hidratante para o Rosto
O que o óleo de Rosa Mosqueta tem de especial?
O óleo de Rosa Mosqueta possui vitaminas como A, C, E, B1 e B2 que possuem propriedades regenerativas e cicatrizantes. Além disso, a combinação de ácido linoléico, alfa-linolênico, oléico, tocoferóis e os carotenóides são antioxidantes, antiinflamatórios.
Além disso, os outros benefícios são:
- Auxílio na recuperação de queimaduras e na cicatrização;
- Renovação celular;
- Eliminação ou atenuação de manchas na pele;
- Prevenção do envelhecimento precoce;
- Hidratação da pele.
Qual é o melhor óleo de Rosa Mosqueta?
Assim como os outros óleos essenciais, o melhor é sempre utilizar o óleo em sua forma bruta, sem misturas com óleos minerais ou outros contaminantes que podem prejudicar suas propriedades.
A melhor maneira é usar o óleo puro prensado a frio com o seu creme hidratante favorito e natural. Assim você consegue todos os benefícios e uma pele hidratada, o importante é não utilizá-lo na pele sem nenhum veículo.
O óleo prensado a frio preserva todas as propriedades, principalmente se embalado de forma correta e mantido longe da luz e calor.
As receitas com óleo de Rosa Mosqueta para sua pele
Fazendo seu próprio óleo
- 30 a 40 gramas de sementes de Rosa Mosqueta;
- Óleo de amêndoas;
- Pote ou frasco de vidro com tampa;
- Conta gotas.
Primeiramente, corte as sementes ao meio. Depois, adicione as sementes ao frasco de vidro, e misture o óleo de amêndoas em quantidade suficiente para cobrir todas as sementes. Tape o frasco e deixe repousar durante aproximadamente 20 dias. Após isso, coe o óleo e transfira para um conta gotas.
Creme para acabar com rugas
- 5 ml de óleo essencial de Rosa Mosqueta;
- 20 ml de óleo de coco;
- 30 ml de cera de abelha;
- 1 ampola de vitamina E;
- Pote ou frasco de vidro com tampa.
O primeiro passo é colocar o óleo de coco e a cera de abelha em uma panela e aquecer em banho maria. Mexa a mistura regularmente com uma espátula, até que os dois fiquem homogêneos. Depois que o óleo de coco e a cera de abelha estiverem unificados, adicione o óleo de rosa mosqueta e a ampola de vitamina E. Misture bem e deixe esfriar. Guarde na geladeira.
Máscara clareadora com óleo de Rosa Mosqueta
- 2 ovos
- Óleo de rosa mosqueta
Misture duas gemas de ovo com uma colher (de café) do óleo de rosa mosqueta. Aplique a máscara no rosto e deixe agir por 20 minutos. Após esse tempo, lave com água morna e em seguida aplique seu creme facial de costume.
Você conhecia todos esses benefícios do óleo de Rosa Mosqueta? Gostou de conhecer receitas e como usar suas propriedades ao seu favor? Compartilhe esse guia e comente aqui se quer saber sobre mais algum óleo essencial e que você tenha alguma dúvida!
Veja também
Óleo de Rícino: Tudo que Você Precisa Saber Para Usar Corretamente
Óleos Essenciais: Benefícios para Saúde no Inverno
4 comentários sobre “Guia Definitivo Sobre Óleo de Rosa Mosqueta: Como Usar, Benefícios e Receitas”
Comentários estão encerrado.
Boa tarde onde encontrar as sementes de roda mosqueta
Marilene, você encontra em marketplaces como MercadoLivre.
Boa tarde, vi o conteúdo acima e gostei muito, mas gostaria de saber onde posso encontrar estas sementes de rosa mosqueta da receita acima. Obrigado.
Marilene, você encontra em marketplaces como MercadoLivre.