Você sabia que não é necessário gastar rios de dinheiro para ter uma pele e cabelos sempre hidratados, nutridos e com aspecto saudável? Isso mesmo, existe um produto natural que pode fazer isso tudo por você: o óleo de semente de uva.
Para obter 1 litro desse produto na sua forma extra virgem, o processo é demorado e muito caro. É necessário extrair 200 quilos de sementes trituradas e, em seguida, prensadas a frio.
Porém, como resultado, é possível obter um óleo de muita qualidade e 100% puro, o que é mais recomendado para o uso no cabelo e na pele, já que, a maioria dos óleos comercializados é misturada a componentes prejudiciais, como petrolatos (óleo mineral) e parabenos.
Por isso, trouxemos esse guia completo para você entender as propriedades do óleo de semente de uva, seus benefícios e como usá-lo corretamente.
Veja também:
Como Fazer Shampoo Sólido: Receita Simples para Fazer em Casa
Como Fazer Hidratação Caseira com Babosa de Forma Simples
Propriedades do óleo de semente de uva
O óleo extra virgem de semente de uva possui em sua composição duas substâncias muito importantes e ricas para a pele e o cabelo: o tocoferol (Vitamina E) e o ácido linoleico.
O primeiro é um poderoso antioxidante que evita o envelhecimento precoce e ajuda na regeneração da pele e do cabelo. Além disso, ele evita as temidas estrias e rugas, pois ativa a circulação, a produção de colágeno e deixa a pele mais elástica.
Já o segundo é conhecido como Ômega 6 e possui propriedades anti-inflamatórias importantes para a cicatrização. Esses dois componentes juntos são emolientes, umectantes e hidratantes, pois retêm a água na pele.
Outra vantagem do óleo de semente de uva é que ele pode ser usado puro ou misturado com cremes (de preferência aqueles que não contêm componentes proibidos), inclusive na pele. Por se tratar de um óleo fino, ele é absorvido mais rapidamente pelo corpo, não deixando-o oleoso ou com os poros obstruídos.
Benefícios do óleo de semente de uva
Como já foi dito, o óleo extraído das sementes de uva pode ser utilizado tanto no cabelo quanto na pele. Desse modo, confira os benefícios do seu uso:
1. Hidrata e fortalece os cabelos
Quem é que gosta de pontas duplas ou abertas e queda excessiva dos fios? Ninguém! Por isso, para evitar que esses problemas aconteçam, você pode utilizar o óleo de semente de uva, que ainda serve para reduzir a caspa e a seborreia.
Basta misturar uma colher de chá do óleo com sua máscara capilar favorita e fazer uma massagem delicada nos fios e no couro cabeludo.
2. Previne doenças
Rico em componentes antioxidantes como flavonoides, carotenóides, ácido fenólico, resveratrol, quercetina, taninos e vitamina E, o uso do óleo evita danos nas células, pois exerce um efeito neuroprotetor, antitumoral e anti-inflamatório, prevenindo assim alguns tipos de câncer, Alzheimer e até diabetes.
3. Previne acnes
Além de prevenir rugas e estrias, sendo um dos produtos mais utilizados por gestantes, o óleo de semente de uva é ideal para combater a acne e ainda minimizar as cicatrizes geradas por ela.
A vantagem desse óleo é que ele não é comedogênico, por isso não obstrui os poros e evita que novas espinhas ou cravos apareçam.
4. É antimicrobiano
Bactérias como Staphylococcus aureus e a Escherichia coli também são combatidas com óleo de semente de uva. Esses micro-organismos são causadores de infecção urinária, meningite, intoxicação alimentar, síndrome do choque séptico, pneumonia, endocardite, entre outras patologias.
Como utilizar?
O óleo pode ser encontrado em supermercados, farmácias, lojas de cosméticos e e-commerce em forma de cápsulas, óleos ou azeites. Para consumi-lo como azeite, você pode colocá-lo em saladas e até mesmo usar pra frituras, pois ele não perde propriedades em altas temperaturas.
Em cápsulas, pode ser consumido de uma a três, em porções de 130mg e 300mg por dia, por até 2 meses com pausa de um mês a cada período de consumo.
Para saber qual a forma mais adequada para você, consulte um nutricionista.
Você conhecia os benefícios do óleo de semente de uva? Sabe mais alguma maneira de como utilizá-lo? Conte para a gente nos comentários. E não deixe de conhecer o Curso de Cosméticos Naturais, da Saboaria Artesanal Lucrativa.
Veja também:
Como Fazer Óleo de Alecrim Caseiro para Pele e Cabelo
Shampoo Vegano: 2 Receitas Simples + Dicas Incríveis