As alergias geralmente surgem com a mudança de tempo, principalmente nas estações frias, pois a umidade do ar, o ar, pólen, poeira, fumaça e outros elementos agravam os sintomas que podem desencadear crises alérgicas graves.
Alguns remédios para isso podem causar sonolência ou efeitos colaterais, por isso uma alternativa é utilizar óleo essencial para alergia.
Seja para rinite, picada de inseto ou coceiras, os óleos podem ajudar muito. Se você prefere tratamentos naturais, continue lendo o post!
Veja também
Óleo de Rícino: Tudo que Você Precisa Saber Para Usar Corretamente
O que são os Óleos Essenciais Antibacterianos e Como Usá-los
O poder da aromaterapia no tratamento de alergias
As alergias são respostas do nosso corpo para quando algum corpo estranho entra em contato com a pele ou o órgão. Por isso, o nosso organismo começa a produzir defesas para que esses organismos saiam.
Os remédios tradicionais podem ser efetivos, porém, como todo medicamento tem efeitos colaterais e também podem causar outras reações de leves, moderadas a graves.
Os óleos essenciais são uma maneira milenar de cuidar da nossa saúde de maneira segura e sem esses temidos efeitos. Porém, também devem ser utilizadas das maneiras corretas, pois cada óleo essencial tem a sua função definida.
Como utilizar o óleo essencial para alergia a seu favor?
São várias as maneiras de utilizarem os óleos essenciais. E fique atento para utilizá-los de maneira correta, somente assim eles farão os efeitos esperados! Mais uma dica: não utilize os óleos puros na pele, ou eles podem causar irritações ou queimaduras leves, tenha sempre um óleo vegetal neutro como seu aliado.
Para combater desobstrução nasal
- Óleo essencial de hortelã-pimenta. Ele desobstrui o nariz e dá alívio para a garganta irritada pela alergia e acalma o prurido;
- O óleo essencial de eucalipto desobstrui o pulmão e o nariz, ajudando a melhorar a circulação de ar e reduzindo os sintomas alérgicos;
- O Tea tree é muito eficiente na eliminação de bactérias e fungos pois tem ação anti-séptica. Acalma o sistema imunológico, diminuindo a reação alérgica;
Os benefícios dos óleos essenciais para alívio da rinite
- A inalação de óleos essenciais auxilia pessoas que sofrem de rinite. Os de Melissa e Eucalipto são os mais indicados e você pode colocá-los também em um difusor de ambientes para que ao mesmo tempo que você inale, espalhe um cheiro agradável pela casa.
- Para massagens no seios nasais, sempre utilize um veículo e nunca o óleo puro, pois pode causar queimaduras: azeite, óleo de amêndoas ou de coco. Mas se não tiver, utilize um creme hidratante de sua preferência.
Como fazer uma sinergia de óleos essenciais para coceiras e picadas de insetos
- Em um frasco roll on acrescente metade de óleo vegetal de semente de uva e outra metade de óleo vegetal de gergelim
- 3 gotas de óleo essencial de lavanda
- 3 gotas de óleo essencial de tea tree (melaleuca)
- 3 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta
Misture bem e aplique diretamente na alergia ou nas picadas de insetos. Em pouco tempo sentirá o alívio. Para ser utilizado em crianças e adultos.
Qual é a sua receita ideal para utilizar o óleo essencial para alergia? Você conhecia o poder da natureza no combate às doenças? Comente se você é adepto das terapias alternativas ou se tem interesse em conhecer mais tratamentos naturais.
Veja também
Hidratação com Óleo de Coco: 4 Maneiras de Usar esse Ingrediente Poderoso na Pele
6 Melhores Óleos Essenciais para Pele Seca
Um comentário em “Óleo Essencial para Alergia: Como Evitar esse Desconforto de Forma Natural”
Comentários estão encerrado.
Tenho renite alérgica e sinusite, gostaria de saber qual óleo usar. Desde já agradeço.