O uso de óleos essenciais é muito comum na produção de cosméticos naturais como auxiliar no tratamento da pele.
Além da fragrância, possuem propriedades que auxiliam em várias funções, como no combate à micoses, infecções, sinusites, enxaquecas entre outros.
Mas você sabe o que são os óleos essenciais e como utilizá-los de maneira correta? Para que você conheça mais a respeito desse produto, mostraremos suas funções e falaremos mais sobre os óleos antibacterianos.
Esses óleos têm grande procura, pois não são agressivos à pele e não causam alergia, como alguns componentes químicos encontrados em produtos que utilizamos no dia a dia.
Confira a seguir os melhores óleos antibacterianos e como você pode utilizá-los!
Veja também
Conservantes Naturais para Cosméticos: Como Escolher a Melhor Opção?
Cosmetologia Natural: Guia Definitivamente Completo para Iniciantes
Conheça os melhores óleos essenciais antibacterianos
Se você tem dúvida do que são óleos essenciais antibacterianos, confira agora em qual ocasião utilizar e manejar de maneira correta, afinal, nem todos eles podem ser aplicados diretamente na pele.
Óleo essencial de hortelã-pimenta
Esse é um dos óleos essenciais mais comuns e conhecidos por quem busca um tratamento para dores de cabeça ou musculares, sinusites e coceiras em geral.
Você pode misturá-lo em seu creme favorito para fazer uma massagem no músculo dolorido ou em crises de fibromialgia.
Outra vantagem desse óleo é a desobstrução das vias aéreas e nesse caso não é necessário aplicá-lo na pele. Faça inalação com água quente (não muito quente) ou cheire o óleo direto da embalagem.
Rapidamente você sentirá uma enorme diferença. Além disso, ele combate muitas bactérias comuns do nosso dia a dia.
Óleo essencial de Melaleuca (tea tree)
Também conhecido como óleo da árvore do chá ou Tea Tree, ele é utilizado sem a necessidade de diluição para tratar acne, eczema, psoríase e verrugas.
Também é um poderoso antisséptico e mata bactérias do tipo Staphylococcus aureus que ataca as vias aéreas causando pneumonia ou outras doenças.
Também é antifúngico, sendo um poderoso remédio contra micoses, pé de atleta e fungos na unha.
Óleo essencial de capim-limão
Esse é conhecido como um dos óleos essenciais mais potentes com propriedade antibacteriana, pois tem a capacidade de inibir o crescimento interno e externo de bactérias que causam doenças.
Pode ser utilizado para evitar odores corporais, doenças de pele, fungos, alívio de cólicas, dores de cabeça e musculares.
Óleo essencial de Bergamota
Além de ser antibacteriano, esse óleo é fotossensível, ou seja, não pode ser utilizado diretamente na pele, pois pode causar queimaduras sérias, por isso deve ser utilizado com cautela e ser retirado da pele após o uso.
Apesar disso, é ótimo para combater acne, ajudar no tratamento de endocardite, meningite, problemas no trato urinário, herpes, machucados na boca como aftas ou úlceras.
Óleo essencial de canela
Também está no topo dos óleos antibacterianos mais poderosos. Segundo estudos, ele combate o Staphylococcus aureus, a Escherichia coli, a Bacillus subtilis, a Pseudomonas aeruginosa entre outros.
É útil no tratamento de canal e pode ser utilizado em forma de creme dental. No difusor ele purifica o ar, além de deixar o ambiente com um cheiro muito mais agradável.
Óleo de Tomilho
Mais utilizado em receitas como tempero, o Tomilho também pode ser encontrado em forma de óleo essencial com propriedades calmantes e antibacterianas.
Além disso, ele também pode ser utilizado em forma de inalação para desobstruir as fossas nasais em crises de asma, bronquite, sinusite e outras infecções.
Você gostou de saber o que são os óleos essenciais antibacterianos? Faz ou já fez uso desses produtos naturais para melhorar algum aspecto da sua saúde ou fazer cosméticos? Compartilhe nos comentários sua experiência!
Veja também
Máscara de Açafrão: Receitas Simples e Perfeitas para sua Pele
Cosméticos Naturais, Artesanais e Veganos: Qual é a Diferença?