Os óleos vegetais são produtos incríveis para os cabelos. Porém, quem tem pele ou fios oleosos, sempre ficam receosos em utilizá-los e aumentar ainda mais o problema de oleosidade.
Mas por mais que possa parecer controverso, existem óleos vegetais para cabelos oleosos e que podem ser utilizados com segurança.
Leia o post e descubra os benefícios e aprenda como utilizar melhor esse presente da natureza para nossos cabelos!
Veja também
Óleos Vegetais para Cabelos Ressecados: Saiba Como Utilizá-los Corretamente
Óleos Essenciais: Benefícios para Saúde no Inverno
Os óleos vegetais são ricos em vitaminas, lipídios e aminoácidos que ajudam na hidratação, umectação e crescimento dos fios. Além disso, eles estimulam o couro cabeludo, promovendo um crescimento saudável.
Diferente dos óleos essenciais, os vegetais são bem mais densos e têm textura bastante oleosa, o que pode causar dúvida em quem tem o cabelo também oleoso. Eles também não têm cheiro e alguns podem ser diretamente aplicados nos fios (evitando a raiz, em alguns casos).
Quando possui cheiro, não é um óleo vegetal puro e provavelmente há na mistura óleo mineral e fragrâncias, que podem atrapalhar o tratamento capilar.
Geralmente são utilizados para hidratação e umectação e nos fios limpos.
Já os óleos essenciais devem ser misturados a algum vetor, como cremes ou até mesmo óleos vegetais e devem ser utilizados em menores quantidades. Eles são concentrados, nem sempre a textura é oleosa e podem ser identificados pelo cheiro marcante da planta da qual se origina.
Além de auxiliar na hidratação, os óleos essenciais podem ajudar no combate de dermatite, caspas, seborréia, alopecia e controle de brilho e oleosidade.
Os mais famosos e que encontramos com facilidade em lojas de cosméticos são o de rícino e o óleo de coco, sem esquecer é claro do azeite que utilizamos muito na cozinha. Eles são ideais para umectação e hidratação. Porém, utilize-os com muito cuidado para não pesar o cabelo.
O de abacate serve para tratar os fios que estão ressecados e danificados; os de macadamia, amêndoas, castanha do Pará ou jojoba, são nutritivos e ótimos para uma mega hidratação.
Mas, se seu cabelo precisa de menos oleosidade, aposte no óleo de semente de uva, combinado com óleos essenciais de hortelã, alecrim ou ylang-ylang.
O óleo de argan é um dos melhores para um tratamento completo para os fios, inclusive para os cabelos oleosos. Ele possui vitaminas A, D, E e funciona como um poderoso hidratante, antioxidante, restaurador e fortalecedor do cabelo e couro cabeludo.
Mas atenção, antes de investir em todos os óleos vegetais para tratar seu cabelo, sempre busque produtos puros, sem aditivos e indicados para seu tipo de cabelo e tratamento. Evite usá-los como protetores térmicos antes de escovar ou chapinha, se precisar, espalhe uma pequena quantia após o procedimento.
Apesar de serem utilizados sozinhos, alguns óleos essenciais podem potencializar o efeito do óleo vegetal. Porém saiba que pode ter alguma contra-indicação. O de Ylang-ylang, que já citamos, não é indicado para pessoas com pressão baixa.
Os óleos de alecrim e hortelã não são indicados para grávidas pois alteram a pressão sanguínea! Ou seja, muito cuidado ao fazer as famosas misturinhas!
Como última dica, se você tem cabelo oleoso, sempre utilize um shampoo antirresíduos para não correr o risco de deixar a oleosidade acumulada no couro cabeludo e nos fios.
Você sabia que é possível utilizar óleos vegetais para cabelos mesmo com fios e couro cabeludo oleosos? Você não precisa deixar de aproveitar o melhor desses produtos por causa do tipo de cabelo, com as nossas dicas, você vai poder tratar dos seus fios ainda melhor!
Veja também
Óleo de Rícino: Tudo que Você Precisa Saber Para Usar Corretamente
O que são os Óleos Essenciais Antibacterianos e Como Usá-los
Descubra métodos comprovados para eliminar o cheiro persistente de cigarro de suas roupas. Com estas…
Uma maneira criativa e econômica de transformar o visual de um ambiente é através da…
Você já se perguntou se é seguro jogar lenços umedecidos no vaso sanitário? Muitas pessoas…
Você já comprou um pote de vidro bonito, mas ficou frustrado ao tentar remover o…
Você já se deparou com aquela camada teimosa de gordura queimada grudada no fundo das…
A família é frequentemente vista como um porto seguro, um refúgio onde o amor e…