Saber como proceder com a precificação de produtos artesanais é um dos maiores desafios dos artesãos de plantão. Afinal, nem todos os profissionais conseguem definir o preço de seus serviços com facilidade.
Nesse sentido, saiba que a dúvida sobre o valor de um produto artesanal, como se está alto ou baixo demais em relação ao mercado, acaba atrapalhando as vendas e trazendo muita insegurança para o negócio.
Por isso, pensando nos artesãos que têm essa grande dificuldade, preparamos este guia completo sobre precificação de produtos. Vamos apresentar várias dicas para que você consiga vencer essa etapa sem muitas dificuldades. Portanto, boa leitura!
Veja também:
Clean Beauty e os Cosméticos Naturais: Vale a Pena Investir?
Tudo que Você Precisa Para Trabalhar com Saboaria Artesanal
A partir de agora você terá as respostas para muitas de suas dúvidas, como “Quais os métodos de precificação?” e “Como calcular preço de venda de cosméticos?”.
Isso porque, listamos alguns fatores que você deve levar em conta na hora de precificar o seu produto. Assim, ficará mais fácil definir o valor do seu serviço e, com isso, ter um bom planejamento financeiro. Vamos lá?
O primeiro passo é conhecer os custos da sua produção artesanal. Isso envolve tanto os custos fixos quanto os variáveis.
Nesse sentido, entende-se por custo fixo todo aquele gasto que você tem periodicamente, como luz, hospedagem da loja virtual, o seu salário, entre outros.
Já o custo variável é todo aquele que varia conforme a sua produção, que está, portanto, relacionado às vendas e demandas dos clientes. Aqui, entram na lista: materiais, embalagens, impostos sobre as vendas, frete, etc.
Apesar de não ser possível prever os custos variáveis é importante que você tenha conhecimento deles para dilui-los na sua precificação.
Também é importante que você estude o mercado. É claro que cada trabalho é único e que você não deve definir o seu preço pelo da concorrência.
No entanto, essa pesquisa é importante para entender se o seu preço está muito fora da média, seja para mais ou para menos.
Assim, além de estudar o mercado da sua região, também vale olhar sites da internet que vendem produtos artesanais, como o Elo7.
Outra dica importante para precificar corretamente o seu produto é conhecer o seu público-alvo. Para quem não sabe, isso interfere significativamente nos preços praticados. E é bem simples de entender!
Se a maior parte dos seus clientes ou potenciais clientes possuem um poder aquisitivo maior, isso significa que os seus preços podem ser mais elevados.
Por outro lado, se o seu público tem um poder aquisitivo menor, então não faz sentido praticar preços que eles não terão condições de pagar.
No entanto, vale destacar que, tanto numa situação quanto na outra, você deve levar em conta o custo da sua produção e a sua margem de lucro.
Lembra quando dissemos que você precisa definir os custos do seu produto? Pois é, mas saiba que o seu valor não pode ser limitado a apenas aos gastos da produção. É primordial que você inclua também uma margem de lucro.
Afinal, ela que será a responsável por permitir que você possa continuar reinvestindo no seu negócio artesanal, trazendo melhorias para os seus clientes. Ou seja, é a margem de lucro que permitirá que o seu artesanato continue vivo!
Além do custo de produção e da margem de lucro, você também deve embutir no preço do produto o seu salário. Sim, enquanto o lucro vai para o seu negócio e para você enquanto proprietário, o salário chega para suprir as suas necessidades pessoais enquanto funcionário do seu negócio.
Desse modo, é preciso que você considere o quanto quer ganhar por mês com a venda de seus cosméticos naturais.
A partir disso, você deve definir o valor da sua hora. Para isso, leve em consideração quantas horas por semana você trabalha (inclua nessas horas não só os momentos em que você produz, mas também quando sai para comprar matérias-primas, entre outros).
Depois de descobrir quantas horas você trabalha por semana e, consequentemente, por mês, é só pegar o valor do salário desejado e dividir pelas horas mensais.
Assim, ao descobrir o valor da sua hora, você vai embuti-la nos seus produtos. Se você gasta duas horas para produzir 12 sabonetes de cúrcuma para foliculite, por exemplo, então pegue o valor dessas horas e dilua no preço dessa dúzia.
O próximo e último passo para a precificação de produtos é: crie uma planilha de custo para saboaria artesanal. Sim, é muito importante ter o controle de todas as entradas e saídas do seu negócio para conseguir cobrar pelo seu serviço de maneira correta.
Felizmente, você não precisa ter o trabalho de criar manualmente a planilha. Isso porque, existem muitos modelos disponíveis na internet, como esse aqui.
Mas é claro, esse é apenas um modelo que deverá ser adaptado conforme os produtos que você comercializa no seu ateliê e de acordo com a sua realidade de custos.
Viu como realizar a precificação de produtos pode se tornar muito mais fácil com as dicas que demos? Conte-nos o que você achou deste conteúdo e se ele foi útil para você e para o seu negócio artesanal!
Veja também:
Rótulos para Produto Artesanal: 6 Dicas para Você Fazer o Seu
Dicas de Como Montar uma Saboaria Artesanal em Casa
Descubra métodos comprovados para eliminar o cheiro persistente de cigarro de suas roupas. Com estas…
Uma maneira criativa e econômica de transformar o visual de um ambiente é através da…
Você já se perguntou se é seguro jogar lenços umedecidos no vaso sanitário? Muitas pessoas…
Você já comprou um pote de vidro bonito, mas ficou frustrado ao tentar remover o…
Você já se deparou com aquela camada teimosa de gordura queimada grudada no fundo das…
A família é frequentemente vista como um porto seguro, um refúgio onde o amor e…