Quem adora se aventurar no ramo da saboaria, certamente não abre mão de uma nova receita de sabonete artesanal, não é mesmo? Afinal, aprender novas técnicas é sempre maravilhoso.
Pesando nisso, vamos ensinar como fazer um sabonete clássico, mas que muita gente tem dúvidas na hora de produzi-lo Estamos falando do sabonete em camadas, que pode ser feito com as cores que você mais gosta.
Gostou da dica? Então continue com a gente para ver o passo a passo!
Veja também:
Como Fazer Sabonete – Guia Absolutamente Completo para Começar
Receita de Sabonete Artesanal – Barra 3 Camadas
Ingredientes
- 1 kg de base glicerinada branca
- 30 ml de essência (sugestão: limão siciliano, bergamota e baunilha)
- Corante cosmético amarelo e laranja
- Utensílios para cortar, derreter e preparar a base (base de corte, faca, fogão elétrico, espátula, panela esmaltada e recipientes plásticos)
- Forma para sabonete
Modo de preparo
Derreta a base
1. Corte a base em cubos e leve para derreter. Use uma panela esmaltada e um fogão elétrico. Não é necessário ficar mexendo o tempo todo, apenas na fase final de derretimento.
Adicione os corantes
2. Retire a panela do fogão e misture bem. Caso queira utilizar apenas uma essência nas três fases, esse é o momento certo de adicioná-la.
3. Divida a base em 3 partes iguais. Para fazer um sabonete parecido com o da foto, tinja a primeira parte da base com algumas gotas de corante amarelo. A segunda parte, tinja com o corante laranja. E a terceira, deixe branca mesmo. Ajuste a tonalidade de acordo com o seu gosto.
4. Caso você queira que cada camada tenha um cheirinho diferente, e ainda não tenha colocado a essência, basta adicionar nesse momento 10 ml para cada cor, totalizando 30 ml para 1 kg de base.
Dica: A parte branca combina com a essência de baunilha. Já as partes amarela e laranja ficam ótimas com essências cítricas e refrescantes, como de laranja, limão e bergamota, por exemplo. Essa é apenas uma sugestão, fique à vontade para testar outras combinações ou mesclar as essências.
Monte o sabonete em camadas
Com as três bases prontas, é hora de montar o sabonete.
5. Se você despejar na forma as três ao mesmo tempo, elas vão se misturar, certo? Então, a ideia é colocar uma base por vez, deixando a de baixo secar antes de adicionar a próxima. Para acelerar o processo de secagem das camadas, leve a forma ao congelador por alguns minutos, mas tome cuidado de não deixar congelar.
Dica: Caso a base esfrie e endureça, faça novamente o derretimento, mas nunca deixe ferver, ok? Se achar mais prático, prepare uma parte por vez.
Desenforme e corte
6. Algumas horas depois, quando o sabonete estiver seco, desenforme e corte a barra em fatias do mesmo tamanho.
Embale
7. Para conservar o cheirinho e manter o sabonete longe da poeira, embale as barras com celofane ou outro plástico de sua preferência. A validade é de 6 meses.
Viu como é simples? Essa receita de sabonete artesanal também pode ser elaborada com outros cheirinhos e cores, sempre de acordo com o seu gosto ou com a linha de produtos que você estiver criando.
Para aprender novas receitas, faça a sua matrícula no Curso Saboaria Artesanal Lucrativa. CLIQUE AQUI e saiba mais!
Imagens: soapqueen
Veja também:
3 Receitas de Sabonete Para Pele Oleosa [com Ingredientes Naturais]