Quem adora se aventurar no ramo da saboaria, certamente não abre mão de uma nova receita de sabonete artesanal, não é mesmo? Afinal, aprender novas técnicas é sempre maravilhoso.
Pesando nisso, vamos ensinar como fazer um sabonete clássico, mas que muita gente tem dúvidas na hora de produzi-lo Estamos falando do sabonete em camadas, que pode ser feito com as cores que você mais gosta.
Gostou da dica? Então continue com a gente para ver o passo a passo!
Veja também:
Como Fazer Sabonete – Guia Absolutamente Completo para Começar
1. Corte a base em cubos e leve para derreter. Use uma panela esmaltada e um fogão elétrico. Não é necessário ficar mexendo o tempo todo, apenas na fase final de derretimento.
2. Retire a panela do fogão e misture bem. Caso queira utilizar apenas uma essência nas três fases, esse é o momento certo de adicioná-la.
3. Divida a base em 3 partes iguais. Para fazer um sabonete parecido com o da foto, tinja a primeira parte da base com algumas gotas de corante amarelo. A segunda parte, tinja com o corante laranja. E a terceira, deixe branca mesmo. Ajuste a tonalidade de acordo com o seu gosto.
4. Caso você queira que cada camada tenha um cheirinho diferente, e ainda não tenha colocado a essência, basta adicionar nesse momento 10 ml para cada cor, totalizando 30 ml para 1 kg de base.
Dica: A parte branca combina com a essência de baunilha. Já as partes amarela e laranja ficam ótimas com essências cítricas e refrescantes, como de laranja, limão e bergamota, por exemplo. Essa é apenas uma sugestão, fique à vontade para testar outras combinações ou mesclar as essências.
Com as três bases prontas, é hora de montar o sabonete.
5. Se você despejar na forma as três ao mesmo tempo, elas vão se misturar, certo? Então, a ideia é colocar uma base por vez, deixando a de baixo secar antes de adicionar a próxima. Para acelerar o processo de secagem das camadas, leve a forma ao congelador por alguns minutos, mas tome cuidado de não deixar congelar.
Dica: Caso a base esfrie e endureça, faça novamente o derretimento, mas nunca deixe ferver, ok? Se achar mais prático, prepare uma parte por vez.
6. Algumas horas depois, quando o sabonete estiver seco, desenforme e corte a barra em fatias do mesmo tamanho.
7. Para conservar o cheirinho e manter o sabonete longe da poeira, embale as barras com celofane ou outro plástico de sua preferência. A validade é de 6 meses.
Viu como é simples? Essa receita de sabonete artesanal também pode ser elaborada com outros cheirinhos e cores, sempre de acordo com o seu gosto ou com a linha de produtos que você estiver criando.
Para aprender novas receitas, faça a sua matrícula no Curso Saboaria Artesanal Lucrativa. CLIQUE AQUI e saiba mais!
Imagens: soapqueen
Veja também:
3 Receitas de Sabonete Para Pele Oleosa [com Ingredientes Naturais]
Descubra métodos comprovados para eliminar o cheiro persistente de cigarro de suas roupas. Com estas…
Uma maneira criativa e econômica de transformar o visual de um ambiente é através da…
Você já se perguntou se é seguro jogar lenços umedecidos no vaso sanitário? Muitas pessoas…
Você já comprou um pote de vidro bonito, mas ficou frustrado ao tentar remover o…
Você já se deparou com aquela camada teimosa de gordura queimada grudada no fundo das…
A família é frequentemente vista como um porto seguro, um refúgio onde o amor e…