Saber como fazer rótulos para produto artesanal é uma dúvida muito comum entre os artesãos que produzem e comercializam cosméticos naturais.
Afinal, as informações contidas neles precisam ser completas, porém objetivas para caber na etiqueta. Isso, obviamente, cria um conflito e algumas dúvidas sobre como proceder durante a elaboração dos rótulos.
Por isso, pensando em facilitar esse processo, trouxemos, neste conteúdo, várias dicas ensinando o que deve conter em rótulos para produto artesanal e como essas informações devem ser organizadas. Continue a leitura para descobrir!
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Antes de mais nada, precisamos esclarecer a importância de criar rótulos para produtos naturais. Para isso, listamos alguns principais pontos para você não ter mais dúvidas do porquê colocá-los em seus cosméticos.
Agora que você já sabe que os rótulos para produto artesanal são indispensáveis, é hora de conferir algumas importantes dicas para produzi-lo de forma mais assertiva.
Antes de começar a produção dos seus rótulos, é importante conhecer a fundo o seu público-alvo. Nesse sentido, se você vende para salões, por exemplo, saiba que a proposta será bem diferente se você comercializar diretamente com o cliente final.
É claro que informações indispensáveis, como ingredientes e validade, estarão presentes em ambos. No entanto, o modelo do rótulo e a sua própria logo serão diferentes em cada uma das situações.
Em seguida, analise os produtos da concorrência. Essa prática é fundamental para avaliar se os rótulos dos seus concorrentes têm dado certo ou não.
Assim, com essa verificação, você consegue pegar os pontos positivos para desenvolver o seu próprio rótulo e evitar aqueles que não são satisfatórios entre os consumidores. Logo, você sai na frente com essa análise de mercado.
Se você chegou até aqui, provavelmente já deve ter uma logo, certo? Então saiba que o seu rótulo, além de contê-la, deve apresentar cores similares a ela. Lembre-se sempre que essas cores devem representar a identidade da sua marca.
Além disso, vale dizer que é importante pensar na fonte (letra) que será utilizada. Ela deve conversar com o seu público. Se esse é mais jovem, por exemplo, então você pode investir em tipografias mais descoladas.
Ah, e já que falamos de logo, não se esqueça de posicioná-la de maneira estratégica no seu rótulo, de forma que o consumidor identifique o seu produto imediatamente.
A escolha do nome do produto está associada ao público-alvo. Afinal, você precisa pensar em algo que atraia os seus consumidores imediatamente.
Por isso, pense em um nome interessante, que condiz com a sua identidade de marca e que seja curto e memorável. Ou seja, precisa ser um nome-chiclete.
Depois que você criar alguns nomes, vale mostrar para amigos e familiares para saber o que eles acham da proposta.
Partindo para a parte mais técnica, é importante que você conheça as normas da ANVISA. Isso porque a legislação determina vários requisitos sobre o que deve e o que não deve aparecer em um rótulo.
Nesse sentido, as informações que devem aparecer no rótulo, chamado também de embalagem primária, são:
Já na embalagem secundária, que são as caixinhas em que o produto está inserido, é preciso ter:
No entanto, caso você não crie embalagens secundárias, então todas as informações devem vir inseridas no rótulo, como prazo de validade, composição, origem artesanal e data de fabricação.
Além disso, caso não caiba tudo no rótulo, o modo de uso, as advertências e restrições podem vir em um folheto anexo, desde que especificado no rótulo: “Ver folheto anexo”.
Também é importante se atentar para aquilo que o rótulo não deve ter, que são:
Veja um exemplo de rótulo para se inspirar:
Para dar um ar mais profissional ao seu negócio, saiba que você deve incluir 4 elementos na composição dos produtos:
No padrão INCI, as fórmulas deverão ser sempre iguais a 100%.
Com relação à ordem de escrita, essa deve ser decrescente, começando com a maior quantidade de ingrediente para a menor. Além disso, corantes e fragrâncias devem ser citados no final da composição.
Vale dizer que descrever a função do produto é importante para que o consumidor identifique rapidamente se aquele produto é ou não ideal para suas necessidades.
Depois disso, é hora de montar o rótulo! É interessante que ele seja a prova d’água para que, quando entrarem em contato com a umidade do banheiro, continuem visíveis.
Esperamos que a dúvida sobre como rotular um produto artesanal tenha sido solucionada! A ideia é que a cosmetologia natural se torne cada vez mais assertiva e te traga bons retornos financeiros.
Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a outras dicas como essas sobre os rótulos para produto artesanal e deixe nos comentários abaixo suas dúvidas e sugestões!
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