Vários são os benefícios do sabonete artesanal se comparado aos produtos que encontramos no mercado. Além de evitar o uso de qualquer ingrediente que possa ser tóxico para a saúde ou fabricado usando métodos e substâncias questionáveis, os produtos artesanais não agridem o meio ambiente e saem muito mais em conta que os industrializados. Que tal aproveitar estas dicas e fazer o seu próprio sabonete neutro de forma simples e barata?
O sabonete neutro é especialmente indicado para pessoas de pele sensível por possuir o pH próximo ao da pele, o que faz com que o sabonete não provoque reações adversas e limpa sem remover a camada natural de proteção. Ele ainda remove as impurezas do corpo de forma equilibrada, sem ressecar ou estimular a oleosidade. Para começar a produção do seu sabonete neutro agora mesmo, é só continuar lendo este post!
Veja também:
Corte toda a glicerina em cubos pequenos e leve ao fogo para derreter. Tome muito cuidado para não deixar a glicerina ferver, pois isso pode estragar o resultado final do sabonete.
Para fazer o sabonete artesanal, a glicerina deve estar com temperatura entre 45° e 50°C (se possível, use um termômetro para se certificar de que a base está na temperatura certa).
Após derreter a base, desligue o fogo e acrescente o extrato glicólico e os óleos essenciais e mexa bem.
Dica: se quiser, você pode adicionar sementes esfoliantes ou corante à sua receita.
Despeje todo o conteúdo numa fôrma de silicone ou acetato. Você pode usar uma forma simples ou com desenhos e formatos variados, fica lindo também! Reserve até que o sabonete esfrie e endureça, por cerca de 6 horas.
Corte a grande barra de sabonete em quadradinhos do tamanho que preferir e desenforme. Apare as rebarbas para um melhor acabamento e está pronto o seu sabonete neutro artesanal!
O sabonete neutro artesanal está pronto para uso logo depois de desenformado, e pode ser usado no banho ou na pia do banheiro por qualquer pessoa, incluindo crianças. Para guardar o sabonete sem que ele perca suas propriedades e seu perfume, envolva a barra em papel filme e guarde numa caixinha em temperatura ambiente. O sabonete pode ser guardado por até seis meses depois da data de fabricação.
Esta receita de sabonete neutro é bem fácil, rápida e barata de se fazer. Além de usá-lo para seu próprio uso, o sabonete pode ser um ótimo presente para aquele parente ou amigo que tem pelo sensível. É só guardar o sabonete enrolado em folha de seda numa caixinha personalizada e pronto!
Aproveite e deixa pra gente nos comentários o que achou desta receita!
Imagens: Lovely Greens | Pinterest
Veja também:
Descubra métodos comprovados para eliminar o cheiro persistente de cigarro de suas roupas. Com estas…
Uma maneira criativa e econômica de transformar o visual de um ambiente é através da…
Você já se perguntou se é seguro jogar lenços umedecidos no vaso sanitário? Muitas pessoas…
Você já comprou um pote de vidro bonito, mas ficou frustrado ao tentar remover o…
Você já se deparou com aquela camada teimosa de gordura queimada grudada no fundo das…
A família é frequentemente vista como um porto seguro, um refúgio onde o amor e…