Graças aos benefícios de algumas plantas, podemos ter cabelos bem cuidados com tudo que há de melhor na natureza. Além de ser um tempero maravilhoso e um ótimo remédio natural para depressão, você sabia que o alecrim também pode ser usado nos cabelos? quando utilizado de forma contínua, o tônico de alecrim combate a caspa, controla a oleosidade e trata a queda de cabelo.
A eficácia do tônico já foi comprovada por estudos e por pessoas que já usaram e de fato viram bons resultados. Se você tem vontade de experimentar, continue com a gente a aprenda duas maneiras de extrair as propriedades do alecrim.
Veja também:
O alecrim é uma planta com propriedades bactericida, adstringente e anti-inflamatória. Além disso, essa planta tem um componente que inibe a ação de uma enzima responsável pela queda de cabelo, problema que acomete homens e mulheres de várias idades.
Por isso, quando aplicado no couro cabeludo, o tônico de alecrim previne a caspa, trata a queda capilar e controla a oleosidade, sem ressecar os fios. Confira abaixo duas formas simples de extrair as propriedades dessa planta para tratar vários problemas. Faça uma das fórmulas e tenha cabelos saudáveis gastando pouco.
Existem duas formas de fazer o tônico de alecrim. Você pode fazer um chá de alecrim, através de infusão, ou deixar o alecrim seco curtindo em álcool de cereais, para obter uma tintura. Confira abaixo como funciona cada método.
1. Esquente a água. Quando a água começar ferver, desligue o fogo.
2. Em um copo de vidro, junte a água quente e as folhas de 2 raminhos de alecrim fresco (ou um punhado generoso de alecrim seco). Deixe as ervas em infusão por 3 horas.
3. Quando a água estiver escura, passe o líquido por um pano ou peneira.
4. Guarde o tônico em um frasco borrifador ou que tenha um bico aplicador. Para aumentar a durabilidade desse tônico, guarde-o na geladeira. Se bem armazenado, dura de 5 a 7 dias.
1. Junte os dois ingredientes em um pote de vidro e deixe curtir por 4 dias, preferencialmente em algum lugar escuro.
2. O álcool ficará com a coloração da planta. Coe o líquido e descarte as folhas.
3. Para cabelos normais a secos, misture à tintura de alecrim um pouco de óleo para evitar o ressecamento dos fios (como óleo de milho, por exemplo). Será preciso agitar bem o frasco antes de usar.
4. Envaze o tônico em um frasco escuro para não perder as propriedades. Como o álcool é um ingrediente conservante, não é necessário guardar o produto na geladeira.
Aplique o tônico de alecrim no couro cabeludo com movimentos circulares. Essa massagem ativa a circulação sanguínea e ajuda na ação do produto. Deixe o cabelo secar naturalmente ou finalize com o secador.
Use o tônico de alecrim deve ser usado até 3 vezes por semana pelo período de 2 a 3 meses – ou até você obter os resultados desejados. O tônico pode ser aplicado nos cabelos limpos ou sujos.
Gostou das dicas para ter cabelos mais fortes? Deixe um comentário e conte pra gente o que achou.
Veja também:
Descubra métodos comprovados para eliminar o cheiro persistente de cigarro de suas roupas. Com estas…
Uma maneira criativa e econômica de transformar o visual de um ambiente é através da…
Você já se perguntou se é seguro jogar lenços umedecidos no vaso sanitário? Muitas pessoas…
Você já comprou um pote de vidro bonito, mas ficou frustrado ao tentar remover o…
Você já se deparou com aquela camada teimosa de gordura queimada grudada no fundo das…
A família é frequentemente vista como um porto seguro, um refúgio onde o amor e…